quinta-feira, 6 de março de 2008

Suricata


O suricata ou suricato (Suricata suricatta) é um pequeno mamífero da família Herpestidae, nativo do deserto do Kalahari. O seu nome significa "gato-das-pedras" em suaíli, apesar deste idioma não ser característico do sudoeste africano. Estes animais têm cerca de meio metro de comprimento, em média 1 kg de peso, e pelagem acastanhada. Os suricatas alimentam-se de pequenos artrópodes, principalmente escaravelhos e aranhas. Têm garras afiadas nas patas, que lhes permitem escavar a superfície do chão, e dentes afiados para penetrar nas carapaças quitinosas das suas presas. Outra característica distintiva é a sua capacidade de se elevarem nas patas traseiras, utilizando a cauda como terceiro apoio.

Estes animais são exclusivamente diurnos e vivem em colónias de até 40 indivíduos, que constroem um complicado sistema de túneis no subsolo, onde permanecem durante a noite. Dentro do grupo, os animais revezam-se nas tarefas de vigia e protecção das crias da comunidade. O sistema social dos suricatas é complexo e inclui uma linguagem própria que parece indicar, por exemplo, o tipo de um predador que se aproxima. Estudos mostram que os suricatas são capazes de ensinar activamente suas crias a caçarem, um método semelhante à capacidade humana de ensinar.

Suricates em mídia

  • Timon (Timão no Brasil), uma das personagens cómicas do filme Disney O Rei Leão, é um suricato.
  • Em 2005 o Discovery Channel começou a apresentar uma série que mostra as vidas de uma pequena família de suricatas denominada pelos cientistas de Wiskers.

Características Gerais

  1. Tamanho: comprimento do corpo: 22 cm; altura em pé: 26, 28 cm
  2. Peso: 720 a 730 g
  3. Pêlo: Acastanhado
  4. Tempo de vida: Em ambiente selvagem pode viver 10 anos; variando entre 5 e 12 anos. No cativeiro vivem até 15 anos.
  5. Distribuição geográfica: África do Sul, Namíbia e Angola.
  6. Hábitat: Savana e gramado, planícies secas e abertas, áreas de deserto.
  7. Alimentação: Alimenta-se principalmente de insectos: larvas de escaravelhos e de borboletas; também ingerem milípedes, aranhas, escorpiões, pequenos vertebrados (répteis, anfíbios e aves), ovos e matéria vegetal. São relativamente imunes ao veneno das najas e dos escorpiões, sendo estes, inclusive, um dos alimentos que mais apreciam.

Um comentário:

Elisabete Silva disse...

Olha o "Timon"!!! ehehe!!!

Parabéns por mais este blog.